Amigos:

15 de set. de 2013

Mindfulness (Atenção Plena) - Exercícios para a prática



(não sabe por que diabos eu tô falando de Mindfulness ou o que é isso? Leia este post aqui e este aqui.)

Instruções para a prática da Atenção plena: 

1. Escolha um foco. O primeiro passo é decidir como você vai praticar a atenção plena. A medida que você aprende e pratica mais, descobrirá que vai estar naturalmente vivendo sua vida de forma mais consciente. Mas, por agora, você precisa escolher deliberadamente o que vai fazer de com atenção plena. Você pode praticar de infinitas maneiras, porque em tudo que você faz, pode trazer a Atenção Plena a esta atividade - respiração, assistir TV ou ler um livro, conversar com alguém, dirigir, comer, andar - a lista não tem fim. Então o passo número um é escolher sua atividade

2. Preste atenção: O segundo passo é trazer sua atenção para o foco que você escolheu. Se você está caminhando de uma maneira consciente, por exemplo, você precisa prestar atenção À sensação de seus pés tocando o chão, talvez note o vento no seu rosto, escute um cão latindo. Você observa o brilho do sol e sente seu calor em sua face. Se escolheu comer como foco, você vai trazer sua atenção completa a esta atividade, percebendo o cheiro da comida, sua textura, como seu corpo reage à antecipação de provar a comida e por aí vai. Qualquer que seja o foco escolhido, traga toda sua atenção a ele no momento presente.

3. Perceba quando você se distrair: O terceiro passo é perceber quando sua atenção se desviar do foco. Veja que eu disse quando sua atenção se distrair, não se! Isso é inevitável, nosso cérebro gera milhares de pensamentos todos os dias, então sua atenção vai perder o foco em algum ponto. Isso não significa que você está fazendo algo errado, significa que é humano!

4. Sem julgamento retorne ao seu foco: Não se julgue por se distrair, simplesmente perceba que isso aconteceu e se traga de volta, redirecionando sua atenção ao seu foco. Isso pode ser difícil, especialmente se você é alguém que tem a tendência a se julgar; você pode se dar conta que está se julgando por não estar fazendo "direito", por exemplo. Ao invés de cair no velho hábito, veja se pode simplesmente aproveitar esta oportunidade para retornar a atenção ao momento presente e à atividade à qual você estava se focando. Algumas vezes ter uma "frase pronta" - como "ops, me distraí!" ou "de volta ao presente" - pode ajudar a evitar este auto-julgamento.

5. Repita: O último passo é repetir os passos 3 e 4 várias vezes. Em outras palavras, perceba quando se distrair e de uma maneira sem julgamentos retorne ao foco. Pode ser que você se dê conta que precisa fazer isso repetidamente no espaço de um minuto. Tudo bem! a Atenção Plena não tem a ver com o foco, e sim com conseguir retornar ao presente quando você percebe que não está mais lá.

(fonte: Calming the Emotional Storm - Using Dialectical Behavior Therapy Skills to Manage your Emotions & Balace your life. SHERI VAN DIJK, MSW)

* Vou continuar postando sobre Mindfulness, dando alguns exercícios... Espero que consiga ajudar a vocês começarem a construir uma vida ainda mais a pena de ser vivida!

Boa semana!



4 comentários:

Seu comentário é muito bem-vindo. Mas se você for um desocupado e quiser esculhambar, por favor faça um favor a si mesmo e poupe seu tempo e o meu, ok?

Moderei os comentários, então o que você escreveu vai ser lido por mim antes de aparecer.